Seguidores

29 de outubro de 2012

Lóris ou Trichoglossus haematodus (...)

Lóris arco-íris (Trichoglossus haematodus haematodus)
(foto 1)
(foto 2)
 
Lóris Molucano (Trichoglossus haematodus moluccanus)
(foto 3)
(foto 4)
 
O lóris é a perfeita tradução para 'ave exótica, embora parente de araras, maritacas e jandaias, o pássaro é natural de ilhas da Oceania e do Sudeste Asiático. Além disso, levando-se em conta outro sentido do termo exótico, poucas espécies são tão extravagantes quanto o lóris, que exibe uma profusão de cores quase psicadélica.
A ave, contudo, não é só aparência. Ótimo como animal de companhia, muito brincalhão e ativo, o lóris herdou o temperamento de seus ancestrais, que se movimentavam intensamente em busca de alimentos na natureza. Energia não é o que lhe falta: o pássaro pula, rola, vai de um lado a outro do viveiro, anda pelas grades, faz acrobacias, não para um instante. E ainda adora assobiar.O lóris, que já é manso, pode ficar ainda mais dócil se alimentado na mão desde filhote, dos 20 dias aos dois meses de idade.Assim como o papagaio, pode repetir algumas palavras, porém, com pronúncia menos clara e som mais agudo. A habilidade só é desenvolvida se for criado isolado de outros pássaros e muito bem treinado. Por tudo isso, o lóris é destaque nos concorridos mercados de animais de estimação.
Diferença Sexual
 Não possui. Detectável apenas com o exame de DNA
Peso
 157g aproximadamente
Longevidade
 Em média 40 anos
Tamanho
 Aproximadamente 25 cm
Reprodução
          A partir dos dois anos de idade as fêmeas já podem procriar. Os machos levam três anos para iniciar o período de reprodução, que pode durar até 40 anos. A cada ninhada, a maioria dos casais de lóris coloca dois ovos, que convém ser logo levados para incubação artificial em chocadeiras, liberando as aves para a possibilidade de uma nova postura. A incubação é completada entre 23 e 26 dias e com cerca de 10 dias é colocada a anilha de identificação.
Alimentação
          O lóris é dotado de língua comprida e com ponta rugosa para, na natureza, se alimentar de pólen e néctar de flores. Em criação doméstica, entretanto, a ave deve comer papa de frutas. Há disponíveis em lojas especializadas diversas marcas de papinhas em pó, que só precisam ser misturadas com água. Troque a alimentação duas vezes por dia para não azedá-la, sobretudo nos dias mais quentes.
Instalações
     Um casal vive bem em uma gaiola com dimensões de, no mínimo, 1,50 x 0,70 x 0,70 metro. Dentro, coloque 2 poleiros e um ninho de madeira de 45 x 25 x 25 centímetros. Faça furos na base do ninho para escoar as fezes líquidas dos filhotes e evitar que eles sofram hipotermia com o acumulo do material.
       A gaiola deve ser instalada em local onde receba sol de manhã. Como o lóris é originário de regiões quentes, a espécie não tolera temperaturas abaixo de 5 graus célcius. Evite ambientes com excesso de humidade ou muito secos (abaixo de 30% de humidade), o que leva a diminuir a eclosão de ovos.
Subespécie
        Trichoglossus  haematodus haematodus (foto 1 e 2), Trichoglossus haematodus moluccanus (foto 3 e 4), Trichoglossus h. rosenbergii, Trichoglossus h. micropteryx, Trichoglossus h. caruleiceps , Trichoglossus h. nigrogularis, Trichoglossus h. massena, Trichoglossus h. flavicans, Trichoglossus h. nesophilus, Trichoglossus h. deplanchii, Trichoglossus h. septentrionalis, Trichoglossus h. rubritorquis, Trichoglossus h. flavotectus, Trichoglossus h.capistratus, Trichoglossus h. weberi, Trichoglossus h. fortis, Trichoglossus h. mitchellii, Trichoglossus h. forsteni, Trichoglossus h. djampeanus e Trichoglossus


2 de outubro de 2012

Periquito Barraband (Polytelis Swainsonii)

     O nome comum desta ave á Periquito Barraband ou papagaio suberbo, é originário do sudeste Australiano e tem uma dimensão aproximadamente entre 40 a 42 cm.
     O Barraband é uma espécie de papagaios do género Polytelis, todas as aves deste genero são suaves, amigáveis e coloridos. No entanto são as espécies mais ameaçadas do género Polytelis, são listados como espécies vulneráveis, uma vez que estes papagaios habitam nas terras abertas da Austrália, mas hoje em dia podem apenas ser encontrados no extremo sul-oeste deste continente.
    Normalmente reproduzem-se facilmente em cativeiro, fazem posturas de 3 a 6 ovos e o periodo de incubação vái de 22 a 25 dias.
     A sua alimentação é a normal mistura de papagaios embora eu prefira a de caturras em que eles se adaptam bem.
      Atingem a sua maturidade ao fim de dois anos de idade e é nesta altura em que se consegue distinguir bem os sexos, em que o macho apresenta face amarela e um colar vermelho.
Macho Barraband
 
 Casal de Barrabands